Kombucha: o que é, para que serve, benefícios e receita

Kombucha: o que é, para que serve, benefícios e receita

Escrito por Carolina Bove e revisado por  Barbara Vaz.

Kombucha é uma bebida fermentada a partir do chá da planta Camellia Sinensis, em grande maioria chá preto ou verde, com potencial probiótico trazendo grandes benefícios ao microbioma intestinal, assim como imunidade e potencial antioxidante.

Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão preocupadas com sua saúde, e a alimentação se faz muito importante para esse controle. Assim, alimentos funcionais, aqueles que fornecem benefícios à saúde além de apenas calorias e macronutrientes (proteína, carboidratos e lipídeos) estão sendo cada vez mais procurados.

Esse é o caso do kombucha. Por ser uma bebida fermentada, traz consigo microrganismos vivos que são grandes aliados à saúde intestinal humana. À esses damos o nome de probióticos.

Os probióticos auxiliam no bom funcionamento intestinal (melhora da constipação e fezes diarreicas), indiretamente agem como imunomoduladores, previnem doenças e facilitam a absorção de micronutrientes vindos da dieta.

Graças ao estilo de vida ocidental (rico em gordura, açúcar e industrializados e baixo em frutas, verduras e legumes) que vem se tornando cada vez mais comum, há um aumento do risco de doenças inflamatórias intestinais decorrente de uma baixa diversidade microbiana no trato gastrointestinal. 



Benefícios do Kombucha

O kombucha pode então ser uma boa opção para o dia a dia, ajudando a controlar esse desequilíbrio intestinal que ocorre em demasia atualmente.

Ampliando seus benefícios, sabemos a correlação do intestino com o bom funcionamento do corpo como um todo. Equilibrando adequadamente a microbiota intestinal, garantimos um equilíbrio das bactérias firmicutes e bacteroidetes relacionadas à obesidade e muito comuns em um intestino desregulado. 

O estímulo da digestão pelo pH ácido da kombucha (similar ao ácido clorídrico do nosso estômago) facilita a degradação dos alimentos e estimula enzimas digestivas, evitando sensação de empachamento e distensão abdominal.

Nossa imunidade está relacionada à saúde intestinal, então qualquer alimento que seja interessante para o nosso intestino estará beneficiando nosso sistema imunológico também.

É também no intestino que temos a produção dos precursores de serotonina (hormônio da felicidade). Um indivíduo com uma microbiota saudável tem menor chances de ficar deprimido e se estressar. 

Como a via de síntese de serotonina é a mesma para a de melatonina (hormônio do sono), um bom funcionamento intestinal também garante noites bem dormidas.

A bebida fermentada também é rica em antioxidantes. Antioxidantes são substâncias capazes de inibir ou atrasar a ação dos radicais livres sobre nossas células.

Radicais livres são moléculas altamente instáveis em busca de elétrons em células vizinhas para que se tornem estáveis. Essa busca por elétrons em outras células acaba comprometendo seu funcionamento adequado, podendo resultar nas mudanças de DNA.  

Além disso, quando em contato com o colesterol do sangue os radicais livres aumentam a suscetibilidade à aterosclerose.

Ou seja, os radicais livres, são agentes oxidantes presentes em todos os organismos (mesmo em pessoas saudáveis), o problema está no seu excesso, que acaba favorecendo o envelhecimento celular, podendo causar danos ao DNA, aterosclerose, obesidade, diabetes, hipertensão, e maior suscetibilidade ao câncer.

Os antioxidantes atuam de duas maneiras. Uma inibindo a formação de radicais livres e outra reparando lesões já instaladas devido ao excesso deles. A defesa antioxidante pode acontecer de maneira endógena, através de um sistema enzimático produzido pelo organismo, que pode diminuir com a idade e estilo de vida.

Outra maneira de garantir a defesa, é através da alimentação, incluindo alimentos ricos em antioxidantes: vitaminas, flavonóides, carotenóides, licopeno, cobre, zinco e selênio.

Assim, o kombucha, derivado do chá da Camellia Sinensis, rico em antioxidantes, pode indiretamente prevenir o envelhecimento, aterosclerose, doenças cardíacas, câncer e obesidade.

Outra vantagem dessa bebida é seu potencial energético. A cafeína, substância presente no kombucha, é capaz de estimular o sistema nervoso central reduzindo os efeitos de cansaço e aumentando os sinais de alerta, dando um maior estímulo à prática de exercícios físicos e favorecendo a rotina dos praticantes de atividade física.

Outro benefício é seu efeito termogênico, capaz de estimular o corpo a produzir mais calor, podendo acelerar a queima de calorias.

 

Kombucha emagrece?

O emagrecimento é resultado de diversos fatores: dieta equilibrada, manejo do estresse, hidratação, prática de atividade física, bom funcionamento intestinal e boas noites de sono.

Entrando nos benefícios intestinais dos kombucha, por ser uma bebida com ph ácido semelhante ao ácido gástrico do estômago ele potencializa a digestão, além de equilibrar as bactérias intestinais diminuindo àquelas relacionadas à obesidade facilitando indiretamente no processo de emagrecimento. 

Por ser uma bebida com cafeína ela também é capaz de promover mais energia, facilitando a prática de exercícios físicos, fundamentais para um bom emagrecimento já que aumenta o gasto calórico.

Rico em compostos fenólicos dos chás que possuem efeitos antioxidantes, também auxiliam indiretamente no processo de emagrecimento já que a gordura extra no corpo provoca inflamação.

 

Existem perigos na ingestão de kombucha?

É preciso se atentar a alguns detalhes, principalmente relacionados a sua produção para que não haja problema no consumo.

É importante salientar que a Puro Verde possui um controle de qualidade extremamente rigoroso para que o tempo, insumos e armazenamentos sejam feitos da melhor forma. 

Existem algumas bactérias encontradas que podem trazer malefícios aos seres humanos. A boa notícia é que com a produção do ácido acético (produto da fermentação do scooby) o pH é muito baixo, impedindo que essas bactérias tóxicas sobrevivam e se proliferam. 

Nesse caso é necessário checar o ph do seu chá, processo realizado diariamente na produção da Puro Verde.

Outro motivo para atenção é analisar se o scooby está mofado. Esse processo acontece se o ph do líquido utilizado para produção do kombucha está muito alto ou se há risco de contaminação no local da produção. Por isso não é tão simples a produção caseira, já que depende de muitas variáveis.

O recipiente utilizado para fermentação do kombucha pode variar e, dependendo do seu material e ao baixo pH, pode corroer (ex: vidros, cerâmicas, esmaltes, plásticos). Por isso, em escala comercial, a Puro Verde utiliza o aço inoxidável para seu armazenamento evitando qualquer tipo de risco de corrosão. 

Um ambiente altamente higienizado é fundamental para que a fermentação ocorra corretamente e sem aparecimento de mofo. 

É necessário higienizar muito bem todos os utensílios utilizados, isso inclui àquele para fazer, transferir e preparar o chá. Além disso, o recipiente de fermentação deve estar sempre coberto para evitar o aparecimento de pragas e insetos.

 

Qual a receita da kombucha?

Para o preparo da kombucha são necessários pelo menos 4 ingredientes. São eles: água, açúcar, chá e o SCOOBY.

SCOOBY significa “cultura simbiótica de bactérias e leveduras” e é o principal ingrediente para a fermentação já que a kombucha é produzida através da fermentação dessa cultura.

O SCOOBY é alimentado dos chás vindos da Camellia Sinensis, chá preto e verde principalmente, mais a adição de açúcar. As bactérias vivas do Scooby se alimentam desse chá açucarado e o convertem em dióxido de carbono, álcool e ácidos. Como resultado dessa alimentação, forma-se a kombucha, bebida gasosa e um pouco ácida.

A partir daí podem ser adicionados mais ingredientes para saborizar sua bebida. A Puro Verde conta com diversos sabores deliciosos, para todos os gostos e momentos: chá verde com hibisco e abacaxi, chá mate com gengibre, chá verde com maracujá, chá verde com mirtilo, chá mate com gengibre e immunity (maracujá, gengibre, cúrcuma e espirulina).

Você pode encontrar os produtos no site ww.puroverde.com.br ou nas principais lojas saudáveis da capital. O site conta com uma aba “Onde encontrar” que te direciona às lojas abastecidas das melhores kombuchas, o mais perto de você. 

 

 –  

Referências:

Kombucha drink enriched with sea grapes (Caulerpa racemosa) as potential functional beverage to contrast obesity: An in vivo and in vitro approach. Clin Nutr. 2022.

Gut Microbiota and Obesity: A Role for Probiotics. Nutrients. 2019.

The Relationship Between the Serotonin Metabolism, Gut-Microbiota and the Gut-Brain Axis. Curr Drug Metab. 2019.

 Kombucha, the fermented tea: microbiology, composition, and claimed health effects. J Food Prot. 2000.

  1. Aparecida; Effect of kombucha intake on the gut microbiota and obesity-related comorbidities: A systematic review; Oct 2021.
  2. Xu; Kombucha Reduces Hyperglycemia in Type 2 Diabetes of Mice by Regulating Gut Microbiota and Its Metabolites; Mar 2022.
  3. Kapp. Kombucha: a systematic review of the empirical evidence of human health benefit; Ann Epidemiol. 2019 Feb.
  4. Dimidi. Fermented Foods: Definitions and Characteristics, Impact on the Gut Microbiota and Effects on Gastrointestinal Health and Disease; Nutrients, 5 Aug 2019.
  5. Miller. Consumption of Sugar-Sweetened Beverages, Juice, Artificially-Sweetened Soda and Bottled Water: An Australian Population Study. Nutrients, 2020 Mr 19.
  6. Chengparasitporn. Consumption of Sugar-Sweetened Beverages, Juice, Artificially-Sweetened Soda and Bottled Water: An Australian Population Study. 2015 Jun 26.

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.