Couve kale: quais são seus benefícios e aprenda como incluí-la no seu dia a dia

Couve kale: quais são seus benefícios e aprenda como incluí-la no seu dia a dia

A versão queridinha do momento que veio para ficar na nossa culinária, de origem russa com folhas crocantes, esverdeadas e sabor levemente picante. Além de linda, essa espécie de Couve é considerada um superalimento, e isso se dá por conta das suas propriedades nutricionais e inúmeros benefícios à nossa saúde.

 Para que você conheça um pouco mais sobre essa folha, separamos abaixo uma lista com os seus principais benefícios:

9 benefícios da couve kale

1: Mantém a saúde da flora intestinal e do sistema gastrointestinal

As fibras presentes na couve servem de alimento para as bactérias benéficas que estão presentes naturalmente no intestino.

2: Ajuda no combate da prisão de ventre

Aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes o que facilita a sua eliminação, principalmente quando consumidas em conjunto com quantidades adequadas de água.

3: Prolonga sensação de saciedade e auxílio da perda de peso

Esse alimento pode ser considerado um ótimo aliado para quem está querendo perder peso, isso porque parte das suas fibras promovem sensação de saciedade por mais tempo e suas folhas possuem poucas calorias.

4: Fortalece o sistema imunológico

A Couve Kale é rica em nutrientes como vitamina A, vitamina C, e folato, que são capazes de estimular a produção de glóbulos brancos, células de defesa responsáveis pela prevenção e combate de infecções.

5: Auxilia no processo de coagulação

A vitamina K presente nesse alimento, é um micronutriente essencial para o processo de coagulação e ajuda na fixação do cálcio no nosso organismo.

6: Envelhecimento celular

Cheia de antioxidantes e de Vitamina E, que ajudam no combate dos radicais livres e, consequentemente, do envelhecimento celular.

7: Protege contra doenças cardiovasculares

A kale contém uma grande quantidade de potássio, um mineral que ajuda a manter os gradientes elétricos nas células do corpo. A ingestão adequada de potássio tem sido associada à redução da pressão arterial e a um menor risco de doenças cardíacas.

8: Excelente para o pós sol

A kale também é benéfica para a pele, pois é rica em fitonutrientes que melhoram a nutrição epitelial e ajudam a equilibrar a vermelhidão nos dias de muito sol.

9: Alto teor de cálcio

Além de colaborar com a absorção de ferro, também contém boas quantidades de cálcio, contribuindo assim para a saúde dos ossos.

Uma dúvida muito comum é como saber diferenciar a Couve Kale dos demais vegetais de sua família? Essa pode ser uma missão difícil, mas a resposta está em alguns detalhes específicos desta espécie como sua coloração verde-escura e sua textura crespa .

 Outra vantagem dessa versão é que não é necessário muito preparo para deixá-la saborosa, o que a torna uma opção super versátil pois pode ser usada em sucos e saladas ainda cruas ou em diferentes preparos como snacks, sopas, tortas, risotos, sanduíches e acompanhamentos. 

Receitas com couve kale

Hoje trouxemos uma versão de molho pesto utilizando essa folha, que fica super saborosa  acompanhada com uma das nossas Kombuchas e que ainda é possível de congelar, o que garante mais praticidade para a correria do dia a dia.

Para isso você vai precisar:

– 1 Maço de Couve Kale cortado em pedaços pequenos;

– ½ Maço de Manjericão;

– 1/3 xicara de Semente de Abóbora;

– 1/3 xicara de Semente de Girassol;

– 3 Castanhas do Pará;

– 2 dentes de Alho cru;

– ½ Sumo de Limão;

– 3 colheres de sopa levedura nutricional (um ótimo substituto do queijo, pois seu sabor lembra bastante);

– 3 colheres de sopa de Azeite;

– Água, conforme necessário;

– Pimenta preta a gosto;

– Sal a gosto.

Como fazer:

1)    Em um processador de alimentos coloque todos os ingredientes e triture tudo muito bem até obter uma pasta espessa e irregular.

2)    Adicione 1 colher de sopa de água ou mais a gosto para diluir um pouco.

3)    Armazene em um pote de vidro com tampa.

Bom Apetite!



REFERÊNCIAS:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 30 set 2022

PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais. 1º. Portugal: LIDEL, 2014. 36-37.

TILG Herbert. Cruciferous vegetables: prototypic anti-inflammatory food components. Clinical Phytoscience. 10. 1; 1-6, 2015

CARR Anitra, MAGGINI Silvia. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 9. 11; 2017

Buscar nosso site

Carrinho de compras

✔️ Produto adicionado com sucesso.