Leite com Zero Lactose é de fato Saudável? Mitos e Verdades

17 de novembro de 2021

Escrito por Carolina Bove e revisado por Barbara Vaz

O leite sem lactose vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados e grande relevância na mídia. Mas será que ele é mais saudável? 

Primeiro é preciso entender que existe uma diferença entre: alergia e sensibilidade ao leite. 

Existe uma parcela mundial que possui alergia ao leite, mais comum em crianças, tais pessoas não podem sequer consumir o leite normal ou sua versão sem lactose, já que a restrição se estende a proteína do leite. Já os indivíduos com intolerância, não conseguem digerir a lactose, que é o açúcar do leite, e deste modo se beneficiam com os produtos sem lactose.

Exemplificando:

Caso uma pessoa com intolerância à lactose consuma os produtos lácteos convencionais (que contém lactose) poderá apresentar alguns sintomas comuns como: distensão abdominal, cólicas, flatulência, náuseas e até diarreias, lembrando que isso apenas acontece com quem possui uma sensibilidade maior.

A realidade é que pela natureza, quando chegamos na fase adulta, muitas pessoas passam por uma redução significativa na enzima lactase (que é responsável pela digestão da lactose). 

Isso acontece porque nosso corpo entende que essa enzima só é necessária na fase da amamentação. Mesmo assim, ainda conseguimos lidar com uma quantidade de lácteos (alguns mais, outros menos).

O problema começa a acontecer quando a rotina alimentar do brasileiro insere muitos derivados lácteos, e esse excesso pode desencadear os sintomas de intolerância mencionados acima. 

O leite sem lactose é na verdade,  o leite padrão com a enzima lactase adicionada, ou seja, não é retirado nenhum componente, apenas degradado para que as pessoas com intolerância (que não produzem tal enzima) não tenham reações. 

Deste modo, é possível entender que uma pessoa sem nenhuma questão relacionada à lactose, não terá benefícios com o uso deste quando comparado ao convencional. 

MITOS X VERDADES 

O leite sem lactose é menos calórico que o convencional?

Mito, ambos possuem a mesma caloria. O que difere é que um tem a enzima lactase adicionada para que não haja reação em indivíduos com sensibilidade.

O leite sem lactose tem menos cálcio que o convencional?

Mito, ambos têm a mesma quantidade de cálcio.

O leite sem lactose é mais saudável que o convencional?

Mito, ele possui os mesmos nutrientes! 

A intolerância é dada pela incapacidade do organismo em digerir o açúcar do leite?

Verdade, os indivíduos com intolerância à lactose não produzem a enzima lactase que degrada o leite. 

A retirada da lactose do leite auxilia no emagrecimento?

Mito! O emagrecimento de maneira geral se dá pelo déficit calórico (consumir menos do que gasta).

Se não tenho intolerância, terei benefícios consumindo o leite sem lactose?

Mito, no seu caso, não haverá diferença já que seu corpo produz a enzima lactase e consegue digerir a lactose.

O leite sem lactose é mais adocicado que o convencional?

Verdade! Pela degradação da lactose (um tipo de açúcar) já no alimento, é possível sentir um sabor mais adocicado, sem interferir nas calorias.

Agora que você já sabe tudo sobre o leite zero lactose, com certeza vai adorar conhecer essa receita incrível de Iogurte Natural Vegano: aprenda a fazer o seu em casa. Acesse o blog da Puro Verde e descubra muitos outros conteúdos como esse.

Referências:

Dekker, D. Koenders, M. Bruins, Lactose-Free Dairy Products: Market Developments, Production, Nutrition and Health Benefits. Nutrients. 2019 Mar

Forsgad, Lactose Digestion in humana: intestinal lactase appears to be constitutive whereas the colonic microbiome is adaptable. Am J Clin Nutr. 2009 Aug 1.

Publicações Recentes

Chá Matcha: o que é, benefícios e receitas

Chá Matcha: o que é, benefícios e receitas

Escrito por Isabella Farias e revisado por Barbara Vaz. O chá matcha é uma bebida oriental, feita com a mesma planta do chá verde a Camellia sinensis, mas para o matcha se usa as folhas mais jovens da planta que são moídas até obter um pó fino e de coloração...

Hibisco: Para que serve, benefícios e como fazer o chá

Hibisco: Para que serve, benefícios e como fazer o chá

A planta Hibiscus syriacus L., popularmente conhecida como Hibisco, é um fitoterápico originário da África, pertencente à família das Malvacea que tem centenas de espécies. É utilizado mundialmente na gastronomia e pode ser consumido em forma de chás, por infusão de...

Kombucha: o que é, para que serve, benefícios e receita

Kombucha: o que é, para que serve, benefícios e receita

Escrito por Carolina Bove e revisado por  Barbara Vaz. Kombucha é uma bebida fermentada a partir do chá da planta Camellia Sinensis, em grande maioria chá preto ou verde, com potencial probiótico trazendo grandes benefícios ao microbioma intestinal, assim...

Gengibre com limão: benefícios e como fazer o chá

Gengibre com limão: benefícios e como fazer o chá

Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz Você provavelmente já escutou que a mistura de Gengibre com Limão  é poderosa, sendo indicada principalmente para turbinar a imunidade e no combate da gripe e resfriados, no entanto essa combinação também...