Como manter um estilo de vida saudável em casa

11 de maio de 2020

Você sabe o que é preciso para manter um estilo de vida saudável ficando em casa?

Nós da Puro Verde queremos ajudar neste processo, porque acreditamos que este é O MOMENTO CERTO para olhar para a sua saúde com maior atenção. 

Hoje vamos dar 7 dicas de como manter uma vida saudável em tempos de quarentena, com tantos novos casos confirmados do coronavírus em todos os estados do Brasil, além de o governador João Dória ter prorrogado o isolamento social em SP.

A saúde não é simplesmente a ausência de doenças, como é também o completo bem-estar físico mental e social, conforme definição da OMS (Organização Mundial da Saúde). Na verdade, o conceito de saúde considera ainda o aspecto emocional do indivíduo. 

Em tempos de quarentena, é comum a sensação de limitação, já que não é possível realizar todas as tarefas como de costume. Gerenciar possíveis estados de ansiedade, ociosidade, tensão, limitação e até mesmo raiva podem ser essenciais neste momento, para que seja possível crescer em meio a adversidade.

Manter o corpo saudável, emagrecer ou manter o peso, pode e deve ser sim uma prioridade. Vale lembrar que mais de 50% da população brasileira está em sobrepeso ou obesidade. Além disso, o Brasil é classificado pela OMS como o país mais ansioso do mundo, além de ter um sistema de saúde aquém do que gostaríamos. Então como gerenciar a ansiedade e um estilo de vida saudável? Vamos as dicas!

1 – Comece o seu dia agradecendo e/ou meditando

Iniciar o dia agradecendo por mais uma oportunidade de viver, auxilia para que as boas energias permaneçam ao longo do dia. A gratidão está cientificamente associar a sensação de bem estar. Caso não medite, pode ser uma boa hora para iniciar a meditação. Conecte-se com ideias e sentimentos que possibilitem manter um estado de paz interno e estar presente no momento presente.

2 – Exercite-se!

Hoje estão disponíveis plataformas de aulas online que vão desde yoga até aulas intensas com circuitos funcionais. A prática de exercício físico estimula a produção de endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, hormônios relacionados com a sensação de prazer e relaxamento. É uma forma natural de combater o estado de ansiedade.  Ainda auxilia o corpo a queimar algumas calorias extras no seu dia, para manter-se em forma e de quebra fortalecer a sua imunidade.

3 – Realize um bom café da manhã

Uma alimentação saudável é indispensável pela manhã. O desjejum é uma hora preciosa para o seu corpo. Seja qualitativo principalmente neste horário.  Ao acordar, evite alimentos ricos em farinha refinada, açúcar e gordura, esses alimentos causam um pico de glicemia no seu organismo, e assim que este pico acaba, seu corpo torna a precisar de um alimento rico em açúcar.  Além de não ser nutritivo, não combina com a manutenção de um peso saudável, no emagrecimento e nem para a sua saúde. Um café da manhã rico em cereais integrais, frutas, sementes e castanhas, tofu, ovos ou iogurtes pode auxiliar a sensação da saciedade durante o dia e o que vai te deixar dentro de hábitos alimentares saudáveis. Alimentos processados e de origem animal devem ser evitados. 

4 – Hidrate-se!

Beber água é fundamental para manter o organismo funcionando adequadamente, combater a retenção hídrica e manter o corpo hidratado. Além disso, quando o organismo está hidratado, você evita que o seu corpo confunda fome com sede. 

5 – Organize a sua rotina de trabalhos

Planeje o seu dia a dia e sua semana, começando pela segunda-feira, com pequenas metas para evitar a procrastinação. Quando você organiza a sua rotina de trabalho, cria um ambiente saudável à sua mente, além de se sentir útil neste período. Não espere cobranças do chefe para trabalhar!

6 – Pratique um hobby

Vale cozinhar, cantar, tocar um instrumento, ler, dançar… mas pratique um hobby que gosta. Lembre-se do prazer que tem ao praticar determinada atividade.

7- Conecte-se com pessoas

Com a tecnologia é possível conectar-se com pessoas que gosta pelas redes sociais, WhatsApp, ligações por vídeo. Aproveite o momento para estreitar laços com amigos, familiares e todos aqueles que você consiga ter uma conversa agradável.

Não deixe que a pandemia seja maior do que você é. Em tempos de isolamento social, impostos pelo governo estadual, é fundamental aceitar e respeitar o processo, mas acima de tudo, lembre-se que você tem tudo o que precisa para continuar se desafiando dia após dia.

Publicações Recentes

Chá Matcha: o que é, benefícios e receitas

Chá Matcha: o que é, benefícios e receitas

Escrito por Isabella Farias e revisado por Barbara Vaz. O chá matcha é uma bebida oriental, feita com a mesma planta do chá verde a Camellia sinensis, mas para o matcha se usa as folhas mais jovens da planta que são moídas até obter um pó fino e de coloração...

Hibisco: Para que serve, benefícios e como fazer o chá

Hibisco: Para que serve, benefícios e como fazer o chá

A planta Hibiscus syriacus L., popularmente conhecida como Hibisco, é um fitoterápico originário da África, pertencente à família das Malvacea que tem centenas de espécies. É utilizado mundialmente na gastronomia e pode ser consumido em forma de chás, por infusão de...

Kombucha: o que é, para que serve, benefícios e receita

Kombucha: o que é, para que serve, benefícios e receita

Escrito por Carolina Bove e revisado por  Barbara Vaz. Kombucha é uma bebida fermentada a partir do chá da planta Camellia Sinensis, em grande maioria chá preto ou verde, com potencial probiótico trazendo grandes benefícios ao microbioma intestinal, assim...

Gengibre com limão: benefícios e como fazer o chá

Gengibre com limão: benefícios e como fazer o chá

Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz Você provavelmente já escutou que a mistura de Gengibre com Limão  é poderosa, sendo indicada principalmente para turbinar a imunidade e no combate da gripe e resfriados, no entanto essa combinação também...