Proteína animal ou vegetal?
6 fatos curiosos sobre alimentos ricos em proteína vegetal, para você não ter mais dúvidas sobre o assunto!
A proteína pode ser alcançada facilmente em uma dieta vegeteriana ou ainda para quem deseja reduzir o consumo de carnes. Inclusive, todos os nutrientes podem ser alcançados em um dieta vegetariana bem planejada, conforme citado pela maior organização de profissionais de nutrição dos Estados Unidos:
“A posição da American Dietetic Association (ADA) considera que as dietas vegetarianas são apropriadas, incluindo as dietas totalmente vegetarianas e veganas, sendo saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem promover benefícios à saúde na prevenção e tratamento de certas doenças. Dietas vegetarianas bem planejadas são apropriadas para indivíduos durante todos os estágios da vida, incluindo gravidez, lactação, infância, adolescência e para pessoas que praticam muito ou pouca atividade física”.
Ainda assim, há um preconceito e uma tendência a achar que o consumo de proteína de origem animal é superior a proteína vegetal. Então, vamos aos fatos:
- Todos os aminoácidos estão presentes no reino vegetal em grande abundância! Inclusive, o boi só possui todos os aminoácidos porque come plantas. E o seu corpo só sabe o que é aminoácido, não sabe qual a origem. No final, tudo é fonte proteína!
- No caso das proteínas de origem vegetal, um ou dois aminoácidos essenciais (que você precisa obter pela dieta) podem ser mais baixos do que na proteína animal. Mas isto não é um problema, já que você não precisa consumir todos os aminoácidos em uma só refeição.
- Alguns alimentos, como o clássico exemplo do “arroz e feijão”, uma combinação que é rica de proteínas e fonte de todos os aminoácidos. O arroz possui baixa quantidade de lisina e o feijão baixa quantidade de metiotina, basta que então sejam combinados para que você tenha a quantidade de proteína apropriada.
- No item 2 foi dito que você não precisa consumir todos os aminoácidos em uma só refeição. Isto porque o nosso corpo mantém um pool de aminoácidos disponível para que, em cada refeição, seja possível que estes aminoácidos se combinem entre si e exerçam sua função biológica. Ou seja, nada impede que no desjejum você consuma aveia (metionina) e no almoço grão-de-bico (lisina).
- A soja e seus derivados são geralmente apreciada pelos vegetarianos justamente por possuir um perfil de aminoácidos muito similar à alimentos de origem animal, ainda assim, você não precisa pensar que é uma proteína melhor. Teu organismo considera tudo proteína, lembra?
- O único caso que talvez seja interessante combinar estes aminoácidos de forma imediata, são em situações de treinamento físico e em que é necessário maior quantidade de gramas de proteína, neste sentido, basta combinar os cereais com as leguminosas, consumir a soja ou seus derivados ou ainda apostar num suplemento proteico vegetal que mescle mais que uma planta para o produto proteico final.
E as proteínas estão em quais alimentos?
Abaixo está uma tabela com vários alimentos que você pode apostar e consumí-los para garantir todos os aminoácidos essenciais em sua alimentação.
Tabela de fontes proteicas
Grupos
Alimentos
Porção de 100g
Grãos e leguminosas
Aveia em flocos
17,2
Arroz integral cozido
2,6
Feijão carioca cozido
9
Lentilha cozida
9
Grão-de-bico cozido
8,9
Tofu Fresco firme
7,6
Proteína de soja texturizada
17,1
Amendoim
22,5
Tempeh fresco
15
Macarrão integral cozido
8
Sementes e oleaginosas
Semente de abóbora
14
Semente de linhaça
14
Semente de girassol
20,8
Gergelim
21,2
Castanha de caju
15,3
Nozes
11
E não se esqueça: no fim é tudo proteína no seu organismo. Porque combinar e variar alimentos é algo que você deve fazer em uma alimentação a base de plantas ou de proteínas animais!
REFERÊNCIAS
Mariotti F, Gardner CD. Dietary Protein and Amino Acids in Vegetarian Diets-A Review. Nutrients. 2019;11(11):2661. Published 2019 Nov 4. doi:10.3390/nu11112661
Craig WJ, Mangels AR; American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association: vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2009;109(7):1266‐1282. doi:10.1016/j.jada.2009.05.027
SVB. Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas. 2012. São Paulo.
Por Nutricionistsa Juliana Maciel
Tabela de fontes proteicas
Grupos
Alimentos
Porção de 100g
Grãos e leguminosas
Aveia em flocos
17,2
Arroz integral cozido
2,6
Feijão carioca cozido
9
Lentilha cozida
9
Grão-de-bico cozido
8,9
Tofu Fresco firme
7,6
Proteína de soja texturizada
17,1
Amendoim
22,5
Tempeh fresco
15
Macarrão integral cozido
8
Sementes e oleaginosas
Semente de abóbora
14
Semente de linhaça
14
Semente de girassol
20,8
Gergelim
21,2
Castanha de caju
15,3
Nozes
11
-
Postado em
saúde, vegetarianismo