Kombuchas: porque estão fazendo sucesso no Brasil?
Escrito por Carolina Bove e revisado por Barbara Vaz.
Nos últimos anos, o número de pessoas preocupadas com saúde aumentou e sendo a alimentação um importante pilar para esse controle, a funcionalidade e os benefícios dos alimentos se tornaram prioridades.
Alimentos funcionais são aqueles que fornecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas, como fonte de macronutrientes (proteína, carboidrato e lipídio), também fornecem benefícios à saúde reduzindo o risco de doenças crônicas e degenerativas.
Com o estilo de vida ocidental (rico em gordura, açúcar e industrializados e baixo em frutas, verduras e legumes), vêm tornando-se comum o aumento de doenças inflamatórias intestinais decorrentes de uma baixa diversidade microbiana no trato gastrointestinal.
A kombucha, bebida derivada da fermentação de chás e pode ser um grande aliado na saúde intestinal, já que é rico em probióticos - microrganismos vivos benéficos à saúde humana.
Além disso, a bebida fermentada possui compostos antioxidantes capazes também de proteger as células sadias do organismo contra a ação de radicais livres.
Sendo assim, além de ser uma bebida gaseificada, muitas vezes usada como substituto de refrigerantes altamente açucarados, a kombucha tem também característica funcional, um dos motivos que tem atraído cada vez mais consumidores.
Referências
Dimidi. Fermented Foods: Definitions and Characteristics, Impact on the Gut Microbiota and Effects on Gastrointestinal Health and Disease; Nutrients, 5 Aug 2019.
Kapp. Kombucha: a systematic review of the empirical evidence of human health benefit; Ann Epidemiol. 2019 Feb.
-
Postado em
Nutrição