Desde ação antioxidante até proteção ao fígado, os benefícios da Kombucha são muitos!
Escrito por Carolina Boce e revisado por Barbara Vaz.
Nesse blog muito falamos sobre os benefícios do kombucha para uma microbiota saudável, já que ele é rico em probióticos - bactérias vivas - capazes de garantir um bom funcionamento do intestino.
Mas, ampliando seus benefícios, sabemos a correlação do intestino com o bom funcionamento do corpo como um todo. Equilibrando adequadamente a microbiota intestinal, garantimos um equilíbrio das bactérias firmicutes e bacterioidetes relacionadas à obesidade e muito comuns em um intestino desregulado.
O estímulo da digestão pelo pH ácido da kombucha (similar ao ácido clorídrico do nosso estômago) facilita a degradação dos alimentos e estimula enzimas digestivas, evitando sensação de empachamento e distensão abdominal.
A imunidade é 100% relacionada à nossa saúde intestinal, então qualquer alimento que seja interessante para o nosso intestino estará beneficiando nosso sistema imunológico também.
É também no intestino que temos a produção dos precursores de serotonina (hormônio da felicidade). Um indivíduo com uma microbiota saudável tem menor chances de ficar deprimido e se estressar. Como a via de síntese de serotonina é a mesma para a de melatonina (hormônio do sono), um bom funcionamento intestinal também garante noites bem dormidas.
Com uma boa variedade bacteriana, diminuem também as chances de infecções urinárias, já que a Escherichia coli, responsável pela infecção, se multiplica em um ambiente de disbiose.
Referências
Gut Microbiota and Obesity: A Role for Probiotics. Nutrients. 2019.
The Relationship Between the Serotonin Metabolism, Gut-Microbiota and the Gut-Brain Axis. Curr Drug Metab. 2019.
-
Postado em
saúde intestinal