Beneficios do vegetarianismo + Mix de Kombuchas

10 de janeiro de 2022

Escrito por Carolina Bove e revisado por Barbara Vaz

Hoje em dia é cada vez mais comum encontrarmos em uma mesa algum vegetariano ou vegano. A demanda nas grandes cidades tem sido cada vez maior e o cardápio de restaurantes e bares quase sempre se dedica em parte para essas escolhas alimentares. 

De maneira geral, vegetarianos são aqueles que fazem a exclusão das carnes de sua alimentação (inclusive o peixe). Os motivos para que alguém deixe de consumir animais são diversos:

  1. Saúde – uma alimentação vegetariana equilibrada é rica em frutas, verduras, grãos integrais, leguminosas, oleaginosas. Garantindo um grande aporte antioxidante;
  2. Preocupação com o meio ambiente – o desmatamento tem como causa principal a pecuária, envolvida na produção de carnes e laticínios principalmente;
  3. Compaixão pelos animais – bois, frangos e peixes também possuem sistema nervoso central, tendo a percepção de dor e sofrimento. 

O acompanhamento com um profissional da área da saúde é muito bem-vindo para quem se torna vegetariano, para que as combinações alimentares sejam eficientes! 

Quando ajustada, a alimentação sem animais gera muitos benefícios para a saúde. Alimentos de origem vegetal garantem um grande aporte de compostos bioativos (substâncias presentes no reino vegetal que garantem longevidade). 

Já é comprovado um menor risco de doenças cardiovasculares, devido a baixa quantidade de gorduras saturadas  e aumento de antioxidantes no corpo (carotenoides e fitoquímicos). 

Além disso, em estudos genéticos, uma alimentação vegetariana adequada garante menores marcadores para câncer e menor nível de IGF-1 (hormônio que estimula o crescimento de células cancerígenas). O controle da diabetes também pode ser um benefício pelo controle glicêmico nas refeições. 

As kombuchas são grandes coadjuvantes para aumentar a densidade nutritiva de uma dieta vegetariana. São naturalmente antioxidantes, fonte de proibióticos (microorganismos vidos benéficos para saúde intestinal humana) que também estimulam o funcionamento do sistema imune. Inclui-los na sua rotina aliado à uma alimentação equilibrada só trará benefícios. 

Referências:

Biyanda, Plant-based Diet for HbA1c Reduction in Type 2 Diabetes Mellitus: an Evidence-based Case Report. Acta Med Indones, 2018 Jul.

Trautwein, The Role of Specific Components of a Plant-Based Diet in Management of Dyslipidemia and the Impact on Cardiovascular Risk. Nutrients, 2020 Sep 1.

Publicações Recentes

Chá Matcha: o que é, benefícios e receitas

Chá Matcha: o que é, benefícios e receitas

Escrito por Isabella Farias e revisado por Barbara Vaz. O chá matcha é uma bebida oriental, feita com a mesma planta do chá verde a Camellia sinensis, mas para o matcha se usa as folhas mais jovens da planta que são moídas até obter um pó fino e de coloração...

Hibisco: Para que serve, benefícios e como fazer o chá

Hibisco: Para que serve, benefícios e como fazer o chá

A planta Hibiscus syriacus L., popularmente conhecida como Hibisco, é um fitoterápico originário da África, pertencente à família das Malvacea que tem centenas de espécies. É utilizado mundialmente na gastronomia e pode ser consumido em forma de chás, por infusão de...

Kombucha: o que é, para que serve, benefícios e receita

Kombucha: o que é, para que serve, benefícios e receita

Escrito por Carolina Bove e revisado por  Barbara Vaz. Kombucha é uma bebida fermentada a partir do chá da planta Camellia Sinensis, em grande maioria chá preto ou verde, com potencial probiótico trazendo grandes benefícios ao microbioma intestinal, assim...

Gengibre com limão: benefícios e como fazer o chá

Gengibre com limão: benefícios e como fazer o chá

Escrito por Alice Janequine e revisado por Barbara Vaz Você provavelmente já escutou que a mistura de Gengibre com Limão  é poderosa, sendo indicada principalmente para turbinar a imunidade e no combate da gripe e resfriados, no entanto essa combinação também...